A relação das cores das frutas e a nossa saúde

A relação das cores das frutas e a nossa saúde

Dieta das cores
Dieta das cores

As polpas de frutas incluem alguns dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, mantendo a nossa saúde em dia. Além de rica em água, as polpas contém vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, que fazem uma “faxina” no nosso corpo e elimina toxinas causadoras de doenças como o câncer. Mas você sabia que as cores das frutas indicam quais benefícios cada uma traz para a nossa saúde?

Vamos dividir por cores:

Frutas de cores claras (banana, atemoia, fruta-do-conde, melão)
As frutas de polpas claras contém flavonoides que ajudam a reduzir o colesterol, diminuir a pressão arterial e combater os efeitos das infecções; auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem coágulos na circulação.

Frutas vermelhas (morango, amora, tomate, melancia, cereja)
As furtas vermelhas contém carotenoides, que atuam como provitamina A e antioxidante. Benéficos para o coração, memória, previnem câncer, estresse e fortalecem os olhos e a pele. O licopeno presente no tomate ajuda na prevenção de câncer de próstata e mama.

Frutas laranjas e amarelas (melão amarelo, mamão, manga, pêssego)
As frutas de cor laranja e amarelas contêm carotenoides e bioflavonoides, ricas em vitamina C e importantes antioxidantes. Benéficas para a saúde do coração, visão e sistema imunológico. Contribuem para melhorar a retenção hídrica, reduzir a pressão arterial e a circulação em geral.

Frutas verdes (kiwi, maçã verde, uva verde)
As frutas de coloração verde contêm betacaroteno, luteína, folato, vitaminas C e E, ferro, potássio e cálcio. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos. Têm ação cicatrizante.

Frutas roxas (figo, uva, jabuticaba, ameixa)
As frutas roxas contêm antocianina, um flavonoide que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas, retardam o envelhecimento e preservam a memória.

Faça uma dieta rica em cores, incluindo polpas de frutas na sua alimentação diária.